top of page

Prática do Projeto de Paisagismo

Prática do Projeto de Paisagismo

ONLINE (AO VIVO), ZOOM.

Em formato de aulas teóricas (online - Zoom), fórum de apresentações de trabalhos e assessoramentos individuais, a proposta é dotar o participante de uma postura objetiva em relação às técnicas de elaboração de projetos paisagísticos. Para tanto e considerando a natureza predominantemente prática, cada aluno escolherá uma área para projeto de sua preferência ou interesse, de qualquer natureza e tamanho, a ser desenvolvido durante o Curso. 

 

Resumo

Datas: Abril 3, 5, 10, 12, 17, 19, 24 e 26.

(Sempre às segundas e quartas-feiras)

Horários: das 18h às 21h.

(Total: 24 h/aula + 4h assessoramentos individuais à distância)

Plataforma: Zoom

Investimento: R$ 760,00 parcelado no

cartão de crédito em 12 vezes com juros.

Público: Arquitetos, agrônomos e estudantes de áreas afins.

Carga Horária: 24h, com certificado.

Contato: 

contato.josetabacow@gmail.com 

ou whatsapp

Diana Souza (48) 99829-9218.

 

Programa

​ 1º encontro:

03/04: Apresentação do Curso, do Professor e dos Alunos. Definição dos projetos escolhidos por cada um. Discussão e comentários gerais. Aula expositiva (online): O Processo do Projeto: exemplos de projetos em diferentes escalas.

2º encontro:

05/04: Discussão dos programas de necessidades, em termos gerais e nos casos específicos dos projetos de cada aluno. Aula expositiva: Conceito de Partido/Composição.

No fim desta aula (1ª semana), os alunos deverão estar aptos a desenvolver os partidos e processos de composição em seus trabalhos. Até a próxima aula, os alunos deverão desenvolver o desenho geral do projeto, para apresentação e discussão em fórum.

OBS.: É atribuição dos alunos já na primeira aula, ter disponível toda a documentação referente à sua área de trabalho. Minimamente, deverão dispor de levantamento topográfico (digital, para os que trabalharão com computador), mapa de situação e de implantação de eventuais construções, assim como informações adicionais, tais como fotos, direção do norte, ventos predominantes, e tudo mais necessário ao desenvolvimento de um projeto.

3º encontro:

10/04: Aula expositiva (online): Composição em Paisagismo. Exemplos diversos de projetos, com ênfase na composição geral e na unidade propositiva (2ª parte).

Início dos projetos individuais, propriamente ditos, com lançamento da composição geral, através da definição de uma proposta de estrutura geométrica compositiva.

4º encontro:

12/04: Apresentação em fórum, do desenvolvimento do anteprojeto ou estudo preliminar, segundo o caso.

Ao fim desta quarta aula (2ª semana), deverão estar definidos o lançamento geral da composição, com definições adicionais de eventuais movimentos de terra, nivelamento, traçado geral de todas as circulações (pedestres, viária, serviços etc.) e canteiros com distribuição das massas de vegetação. Entre esta e a próxima aula, os alunos devem desenvolver e aperfeiçoar seus trabalhos até este nível.

5º encontro:

​17/04: Aula expositiva (online): Reforço em topografia – modificação de curvas de nível, visando definir movimentos de terra desejáveis nos projetos; declividades; taludes de corte e de aterro; traçado de acessos (caminhos, ruas etc.) e criação de platôs. Declividades. Concordâncias de níveis visando o controle de processos erosivos.

Refinamento do Estudo Preliminar, limpeza das formas, regularização do traçado (geometrização).

6º encontro:

19/04: Aula expositiva (online): Vegetação em projetos de paisagismo –Processos de pesquisa em vegetação ornamental. Estudos de casos diversos.

Desenvolvimento do Projeto, com assessoramentos individuais públicos.

No final deste fim de semana os trabalhos deverão estar concluídos, exceto nos aspectos de definição e especificação da vegetação, objeto de elaboração do próximo fim de semana. Para este, os alunos podem pesquisar a vegetação dos locais de seus respectivos projetos, visando facilitar a especificação a ser feita a seguir.

  

7º encontro:

24/04: Apresentação dos trabalhos pelos alunos (10min, cada) e comentários do professor        (5 min, cada), em fórum de discussão com todos.

8º encontro:

26/04: Continuação das apresentações dos trabalhos pelos alunos (10min, cada) e comentários do professor (5 min, cada), em fórum de discussão com todos.

Ao final da aula, avaliação, pelo grupo de alunos, do Curso, suas deficiências, seus pontos positivos e negativos etc. Avaliação e comentário final, pelo professor, dos resultados da turma (considerações gerais). Encerramento.

 

Quem irá conduzir?

José Tabacow - Diretor da JT - Arquitetura da Paisagem e Consultoria Ambiental Ltda., onde executa projetos de paisagismo e presta consultoria na área ambiental em EIA-RIMA e RAD.

 

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ (1968), tem especialização em Ecologia e Recursos Naturais, pela UFES (1991) e doutorado em Geografia pela UFRJ (2002).

Consultor ad hoc do Portal Vitruvius e da Universidade Mackenzie.

Consultor do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para elaboração do dossiê de candidatura a Patrimônio Mundial - UNESCO

              

Foi, sucessivamente, estagiário, colaborador, arquiteto colaborador e arquiteto associado de Burle Marx & Cia. Ltda. onde permaneceu por dezessete anos.

        Professor-convidado da IUAV – Istuitutto Universitá Arquitetturadi Venezia, Itália. 

 

        Publicou diversos capítulos e livros, e artigos em revistas especializadas.

 

Política de cancelamento

A gravação do curso ficará disponível por 1 ano.

- Para solicitar o cancelamento do curso você deve enviar um e-mail para:

contato.josetabacow@gmail.com

 

Condições de reembolso:

- Você receberá o reembolso de 100% do valor pago se cancelar a inscrição em até 72h antes do início do curso.

- Pagamentos com cartão de crédito, serão descontados as tarifas cobradas pela operadora do cartão.

 

Ficou alguma dúvida?

Você pode enviar um e-mail para contato.josetabacow@gmail.com

ou ligar para Diana Souza: (48) 99829-9218 (Whatsapp)

bottom of page