José
Tabacow
Arquitetura da Paisagem e Consultoria Ambiental
Cursos
Vegetação em Paisagismo
ONLINE (AO VIVO), ZOOM.
INÍCIO 03/07/23 | 25 ALUNOS
A vegetação deve se conectar de forma integrada e equilibrada em uma obra paisagística. O propósito do curso é examinar as relações entre a composição vegetal e os demais elementos tais como arquitetura, relevo, pisos, muros, caminhos e canteiros. E responder a uma necessidade de unidade do conjunto, em termos de coerência ecológica, de integração com a paisagem do entorno e de equilíbrio dos conjuntos vegetais. Para tanto, incluem-se conteúdos relacionados com botânica aplicada a paisagismo, nomenclatura e sistemática vegetal e demais conhecimentos indispensáveis a uma definição não apenas estética, mas também técnica e criteriosa em termos das necessidades vitais das plantas.
Intenção e gesto
no desenho da paisagem
ONLINE (AO VIVO), ZOOM.
INÍCIO 06/06/23
Curso sobre a história do paisagismo ocidental, desde a pré-história (paleolítico) até a contemporaneidade, analisando, em cada momento, as relações entre filosofia predominante, meio socioeconômico, político e seus reflexos nas construções dos jardins.
Prática do Projeto de Paisagismo - ON LINE (AO VIVO), ZOOM.
INÍCIO 00/00/23 | 12 ALUNOS
Em formato de aulas teóricas (online), fórum de apresentações de trabalhos e assessoramentos individuais, a proposta é dotar o participante de uma postura objetiva em relação às técnicas de elaboração de projetos paisagísticos. O aluno escolherá uma área para projeto, de qualquer natureza e tamanho, a ser desenvolvido durante o Curso; todos participam de todos os projetos, nas suas diferentes etapas (discussão do programa de necessidades, conceituação do partido, desenvolvimento da composição e detalhamento, incluindo vegetação).
Topografia - ON LINE (AO VIVO), ZOOM.
INÍCIO 07/08/2023 | 25 ALUNOS
Em formato de aulas teóricas (online), a proposta é dotar o participante de um entendimento das técnicas de intervenção topo gráfica relacionadas com os de projetos paisagísticos ou de arquitetura. Deste modo, a proposta deste curso não é ensinar teorias e métodos de coleta de dados topográficos, mas de capacitar o aluno em intervenções conscientes no relevo do terreno, respeitando as leis naturais (erosão, drenagem superficial etc.), o estabelecimento de condições mais favoráveis à construções (platôs para piscinas, edifícios, quadras etc.) evitando aterros e botas-foras desnecessários e onerosos, respeitando, calculando e construindo as declividades recomendadas pelas normas técnicas (ABNT etc.), propondo infraestrutura de contenção (muros de arrimo, entaludamentos etc.) e respeitando os valores naturais (árvores, formações florestais, lagos etc.).