top of page

Vegetação

Vegetação em Paisagismo

ONLINE (AO VIVO), ZOOM.

A vegetação deve se conectar de forma integrada e equilibrada em uma obra paisagística. O propósito do curso é examinar as relações entre a composição vegetal e os demais elementos tais como arquitetura, relevo, pisos, muros, caminhos e canteiros. E responder a uma necessidade de unidade do conjunto, em termos de coerência ecológica, de integração com a paisagem do entorno e de equilíbrio dos conjuntos vegetais. Para tanto, incluem-se conteúdos relacionados com botânica aplicada a paisagismo, nomenclatura e sistemática vegetal e demais conhecimentos indispensáveis a uma definição não apenas estética, mas também técnica e criteriosa em termos das necessidades vitais das plantas.

 

Resumo

Datas: 15, 17, 22, 24, 29 e 31/1/24.

Horários: das 19h às 21h. (Total: 12 h/aula + 4h assessoramentos individuais)

Plataforma: Zoom, aulas on line (ao vivo). Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas por 1 ano.

Investimento: R$:400,00

parcelado em até 12 vezes com juros.

Carga Horária: 12h, com certificado.

Contato: contato.josetabacow@gmail.com

  ou whatsapp Diana Souza: (48) 99829-9218.

 

Programa

 

1º encontro: Aspectos Botânicos e Horticultura

Botânica: Conhecimentos básicos de taxonomia, isto é, como se dá a organização do mundo vegetal; explicações básicas sobre o que são os herbários e como funcionam. Sistemas de Classificação, examinando as plantas em relação ao substrato, ao hábito, à iluminação, às necessidades hídricas etc.

Horticultura: Noções de tratamento, cultivo e cuidados com plantas usadas em paisagismo. Conhecimento dos processos de reprodução, substratos e outras necessidades vitais.

OBS.: A proposta deste primeiro encontro é a exposição de um conteúdo genérico. Devido à vastidão dos temas, bem como por se tratar de matérias mais ligadas a botânica e agronomia, foram incluídas apenas as informações diretamente aplicáveis a projetos de paisagismo.

2º encontro: Aspectos Funcionais

 

Estudo da vegetação nos diversos ambientes, com exame de alguns de seus mais importantes papeis funcionais e como tirar partido destes nas propostas paisagísticas. Serão examinados fatores como amenização do calor, criação de sombra, estabelecimento de microclimas, suporte como refúgio de fauna e flora, entre outras funcionalidades.

3º encontro: Aspectos Ecológicos

Estudo dos biomas e ecossistemas que compõem a vegetação brasileira, acompanhado por uma exposição de Fitogeografia do Brasil, em que serão apresentadas as principais características e espécies mais conhecidas das diferentes formações. Esta aula será complementada por uma discussão sobre coerência ambiental e sobre o uso de vegetação nativa, contraposto ao uso de exóticas, em projetos de paisagismo.

4º encontro: Aspectos Estéticos I

Noções Gerais de Composição. Composições vegetais e relações da vegetação com o traçado dos espaços paisagísticos; visibilidade das plantas, “mise-en-valeur” e estabelecimento de critérios e intenções de distribuição da vegetação num espaço. Um caso particular: paisagismo para monumentos históricos.​​

5º encontro: Aspectos Estéticos II

Noção de cores, proporções, volumes, escala e resolução, para a percepção de uma intenção compositiva; associações visuais de vegetais entre si e com o substrato;

6º encontro: Aspectos Estéticos III e Avaliação do Curso

Estudos de casos: Análise da componente vegetal em projetos de paisagismo. 

Fechamento do Curso, com avaliação final pelos alunos e pelo professor.

 

Quem irá conduzir?

José Tabacow - Diretor da JT - Arquitetura da Paisagem e Consultoria Ambiental Ltda., onde executa projetos de paisagismo e presta consultoria na área ambiental em EIA-RIMA e RAD.

 

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ (1968), tem especialização em Ecologia e Recursos Naturais, pela UFES (1991) e doutorado em Geografia pela UFRJ (2002).

Consultor ad hoc do Portal Vitruvius e da Universidade Mackenzie.

Consultor do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para elaboração do dossiê de candidatura a Patrimônio Mundial - UNESCO

              

Foi, sucessivamente, estagiário, colaborador, arquiteto colaborador e arquiteto associado de Burle Marx & Cia. Ltda. onde permaneceu por dezessete anos.

        Professor-convidado da IUAV – Istuitutto Universitá Arquitetturadi Venezia, Itália. 

 

        Publicou diversos capítulos e livros, e artigos em revistas especializadas.

 

Política de cancelamento

- Para solicitar o cancelamento do curso você deve enviar um e-mail para:

contato.josetabacow@gmail.com

 

Condições de reembolso:

- Você receberá o reembolso de 100% do valor pago se cancelar a inscrição em até 7 dias do início do curso.

- Pagamentos com cartão de crédito, serão descontados as tarifas cobradas pela operadora do cartão.

 

Ficou alguma dúvida?

Você pode enviar um e-mail para contato.josetabacow@gmail.com

ou ligar para Diana Souza: (48) 99829-9218 (Whatsapp)

bottom of page