top of page

Topografia

NOVA TURMA! Topografia - ONLINE

Em formato de aulas teóricas (online), a proposta é dotar o participante de um entendimento das técnicas de intervenção topo gráfica relacionadas com os de projetos paisagísticos ou de arquitetura. Deste modo, a proposta deste curso não é ensinar teorias e métodos de coleta de dados topográficos, mas de capacitar o aluno em intervenções conscientes no relevo do terreno, respeitando as leis naturais (erosão, drenagem superficial etc.), o estabelecimento de condições mais favoráveis à construções (platôs para piscinas, edifícios, quadras etc.) evitando aterros e botas-foras desnecessários e onerosos, respeitando, calculando e construindo as declividades recomendadas pelas normas técnicas (ABNT etc.), propondo infraestrutura de contenção (muros de arrimo, entaludamentos etc.) e respeitando os valores naturais (árvores, formações florestais, lagos etc.).

 

Resumo

Datas: 12, 14, 19 e 21/2023

Horários: das 19h às 21h. (Total: 8 h/aula + 4h assessoramentos individuais)

Plataforma: Zoom, aulas on line (ao vivo).

Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas por 1 ano.

Investimento: R$:320,00.

Para Assinantes do PAPO DE PAISAGISTA R$: 288,00,

parcelado no cartão de crédito em até 12 vezes com juros.

Carga Horária: 8h, com certificado.

Contato: contato.josetabacow@gmail.com

ou whatsapp Diana Souza (48) 99829-9218.

 

Programa

1º encontro:

Apresentação do Curso, do Professor e dos Alunos. CURVAS DE NÍVEL: Conceitos e definições, leitura e interpretação do comportamento geométrico (caminhamento das curvas); equidistância; construção de seções e cortes para avaliação da intervenção; interpolação de pontos e curvas. Instrumentos simples para levantamentos expeditos.

2º encontro:

MOVIMENTOS DE TERRA: Alterações nas curvas de nível; aterros e botas-foras; nivelamento geral dos terrenos (consideração dos limites); restrições ambientais e restrições funcionais;

3º encontro:

DECLIVIDADES: (Ciclo da água na atmosfera: diferentes destinos da água das chuvas); Análises, drenagem das superfícies; nivelamento de terraços e platôs; nivelamento de estradas, ruas e caminhos; valas e desvios para drenagem superficial. Mapas e classes de declividades. Tabela para usos mais frequentes. Cálculo de declividades. Formas de expressão: razão, porcentagem, ângulo. Construção de um gráfico de conversão. Mapas de declividades. Traçados manuais e traçados automáticos (software). Imperfeições cartográficas em declividades.

4º encontro:

Estudo de um caso complexo (hotel, campo de golfe, loteamento etc.), que inclua todos os ensinamentos das aulas anteriores. Ao final da aula, avaliação geral do curso pelos alunos.

 

Quem irá conduzir?

José Tabacow - Diretor da JT - Arquitetura da Paisagem e Consultoria Ambiental Ltda., onde executa projetos de paisagismo e presta consultoria na área ambiental em EIA-RIMA e RAD.

 

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ (1968), tem especialização em Ecologia e Recursos Naturais, pela UFES (1991) e doutorado em Geografia pela UFRJ (2002).

Consultor ad hoc do Portal Vitruvius e da Universidade Mackenzie.

Consultor do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para elaboração do dossiê de candidatura a Patrimônio Mundial - UNESCO

              

Foi, sucessivamente, estagiário, colaborador, arquiteto colaborador e arquiteto associado de Burle Marx & Cia. Ltda. onde permaneceu por dezessete anos.

        Professor-convidado da IUAV – Istuitutto Universitá Arquitetturadi Venezia, Itália. 

 

        Publicou diversos capítulos e livros, e artigos em revistas especializadas.

 

Política de cancelamento

O curso estará disponível para acesso por 1 ano.

- Para solicitar o cancelamento da inscrição você deve enviar um e-mail até 72h antes do início do curso:

contato.josetabacow@gmail.com

Ficou alguma dúvida?

Você pode enviar um e-mail para contato.josetabacow@gmail.com

ou ligar para Diana Souza: (48) 99829-9218 (Whatsapp)

bottom of page